Quem nunca achou que pedir “um japa” seria uma opção mais leve para o jantar?
Pois é, nem sempre! Se você escolhe o combinado 1, atenção a essa informação:.
Como você pode observar, essa opção tem muito arroz! O arroz branco é fonte de carboidrato, possui um índice glicêmico e carga glicêmica alto (= concentração alta de glicose), e geralmente o sua receita leva uma quantidade considerável de açúcar, vinagre, sal e outros componentes tradicionais. Em média, para 1kg de arroz japonês são necessários 200g de AÇÚCAR!
Isso significa que sua intenção “leve” pode estourar (e muito!) na quantidade de carboidrato recomendada para uma alimentação equilibrada e saudável!
Olha só, pesquisando eu descobri que em média:
1 unidade de sushi de salmão, considerando 25-30g de arroz, tem 16g de carboidrato;
1 unidade de temaki pequeno de salmão (peso: 120g), considerando 88g de arroz, tem 53g de carboidrato;
1 unidade de uramaki pequeno de salmão, considerando 15-20g de arroz, 10g de carboidrato.
Então no combinado 1 temos:
1 dupla de sushi de atum + 1 temaki pequeno de salmão completo + 2 uramakis de salmão com cream cheese + 2 uramakis simples de salmão + 4 fatias de sashimi de salmão + 4 fatias de sashimi de atum com gergelim e molho + 2 unidades de “Jo” + 2 colheres de sopa de shoyu light.
= 145g de CARBOIDRATO = 580kcal de carboidrato.
E no combinado 2:
1/2 porção de edamame + 1 temaki pequeno de salmão sem arroz + 4 fatias de sashimi de salmão + 4 fatias de sashimi de atum simples + 8 fatias de carpaccio + 2 und de hossomaki de salmão + 2 unidades de “Jo” + 1 colher de sopa de shoyu light.
= 36g de CARBOIDRATO = 144kcal de carboidrato.
Não considerei os valores calóricos dos peixes, molhos e outros ítens dos combinados, apenas do arroz para que você possa refletir, que dá sim para pedir “japa” e ser uma opção leve, basta apenas escolher corretamente a combinação certa, onde irá encontrar também saciedade e satisfação ao mesmo tempo!
0 comentários