Garanta cálcio, sem precisar tomar leite e nem consumir derivados.

O cálcio é um mineral essencial para muitas funções em nosso organismo, que a primeira coisa que pensamos é na saúde dos nossos ossos, mas adianto que ele vai além…o cálcio é extremamente importante para a regulação da nossa a frequência cardíaca e para a contração muscular.

A questão é: “Não tomo leite e como pouco queijo, e agora?” Pensem comigo… será que somente os laticínios são a única fonte de cálcio que temos na alimentação?

Os laticínios são as maiores fontes de cálcio biodisponível, mas, sabemos que a natureza é tão perfeita, então existe outras fontes na alimentação. O espinafre, por exemplo, possui quantidade altíssima de cálcio por porção, mas pelo seu alto conteúdo de oxalato, a maior parte desse mineral não é absorvido.

Já a couve é uma folha com alta quantidade de cálcio também, no entanto é uma das hortaliças com menor quantidade de oxalato. Isso faz com que sua biodisponibilidade seja alta! Outras fontes de cálcio incluem o gergelim, as oleaginosas, as leguminosas (feijão, lentilha,…), temperos como manjericão, coentro, tomilho em pó…

E outra, um alimento rico em cálcio, não significa que esse nutriente seja absorvido e aproveitado pelo nosso organismo.

O mais importante : diversos outros fatores influenciam no metabolismo e absorção de cálcio, como principalmente como estão os seus níveis de vitamina D, vitamina K e fósforo, bem como a sua saúde intestinal.

Aqui algumas dicas para vc aumentar a ingestão e absorção de cálcio no dia a dia:

-Inclua semente de gergelim (crua) na sua alimentação;

-Consuma couve, agrião e brócolis;

-Consuma alimentos ricos em vitamina C;

-Reforce o consumo de oleaginosas;

-Se exponha ao sol frequentemente, na parte da manhã, pelo menos por 10;

-Use ervas aromáticas secas, como tomilho, manjericão e coentro em pó.

-Consuma peixes mais gordurosos como a sardinha, atum e salmão.

Procure um nutricionista para auxiliar nas suas necessidades de cálcio,  pois levamos em conta todos esses fatores em um plano alimentar para que nada falte!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *