Quer ter mais disposição? A nutrição pode e vai te ajudar!
Essa é uma frase recorrente no consultório! Muitos pacientes apresentam essa queixa, na verdade é difícil achar um paciente que não se queixe de cansaço! Claro, vivemos um dia a dia muito corrido, mas essa queixa se for muito frequente e sem tantos motivos aparentes, não pode ser deixada de lado! Temos que investigar!!
Antes considere que as maiores causas desse cansaço pode estar na “base”, aquele olhar para o simples que tanto falo aqui! Pode ser: a falta ou a má qualidade do sono; o estresse crônico; o déficit energético (muito comum em dietas com extrema redução calórica) e a disbiose intestinal, que representa desequilíbrio da saúde do intestino (e lá produzirmos e absorvemos muitos nutrientes que fornecem energias para as mitocôndrias). Se não parecer nada disso, continue👇🏻:
Cuidar da alimentação; hidratar-se bem e modular todo o estresse são cuidados essenciais. Mas vim aqui chamar atenção de vocês para um novo olhar:
-Investiguem deficiências de vitaminas D ou B12;
-Diminuam o consumo de alimentos com farinha de trigo e açúcar refinado;
-Avaliem eventual presença de anemia ou de hipotireoidismo;
-Consumam todos os dias frutas e vegetais, e procurem variar;
-Consuma fontes antioxidantes ou suplemente! Entre os mais importantes: coq10; vitamina C; vitamina E; zinco; outros;
– Sugiro alguns fitoquímicos (na forma de suplementação) como: Panax ginseng; Eleutherococcus Senticosus; Rhodiola Rósea, Withania Somniferum e Cordyceps, ajudam muitoooo;
-Se você toma muito café, faça um teste: tome até as 14h! E observe! A cafeína faz com que você não sinta o momento de “desligar”.
-Consumam proteínas ou suplementem se for necessário! Principalmente se você faz atividade física! Proteínas são essenciais para uma boa recuperação muscular e em te deixar mais disposta!
Existem obviamente diversos outros pontos que devemos considerar, mas a intenção aqui foi fazer você se animar e ter um olhar novo com a sua saúde e em breve trocar essa frase por: “NOSSA, estou me sentindo MUITO DISPOSTA!”.
Procurem um profissional nutricionista disposto a investigar a causa com você, mas antes de tudo, esteja você disposta (o) a solucionar!
Lembre-se: A solução pode estar nas suas mãos.
0 comentários