A ansiedade toma conta da sua dieta?

24/11/20 | Dicas

Falamos sobre o cérebro e como a nutrição está envolvida; falamos sobre os gatilhos da ansiedade e depressão e agora um resumo sobre os principais nutrientes que ajudam na prevenção e tratamento da ansiedade e depressão! Fique a par deles e não deixe faltar na sua alimentação.

CURCUMA E CHLORELLA: ajudam no processo de descontaminação de metais pesados e toxinas e também diminui o consumo de alimentos industrializados.

CONSUMA O TRIPTOFANO: consuma diariamente ovos e peixes ou enriqueça seus smoothies e shakes com cacau orgânico. De chance para a quinoa entrar no seu cardápio e inclua 1 porção de nozes no seu lanche.

CONSUMA A TIROSINA: consuma com frequência alimentos ricos em tirosina como ovos, carnes, abacates, amêndoas, cacau, iogurte, banana e chá verde.

SUPLEMENTE ÔMEGA 3: dificil alcançar esse nutriente pelo consumo de peixes ou linhaça. Sugiro apostar direto na suplementação.

O MESMO PARA OS PROBIÓTICOS: suplemente-os para cuidar da microbiota e se possível inclua kefir e kombucha.

AUMENTE APORTE DE ZINCO: Por ser de extrema importância para a atividade neuronal inclua sementes, oleaginosas, arroz integral ou quinoa, feijões, ervilha, lentilha, ovo ou carne (de preferência orgânica).

NUNCA SE ESQUEÇA DO MAGNÉSIO:

Dietas pobres em magnésio estão associadas a maior estresse oxidativo no cérebro. Inclua ao menos uma de duas suas fontes principais por dia: sementes, verduras verde escuras, feijões, ervilha, lentilha e spirulina.

AUMENTAR APORTE DE CROMO: Importante para a expressão de receptores de membrana para serotonina nos neurônios. Uma boa alternativa para elevar seus níveis é incluir brócolis ou espinafres nas saladas. Comer maçã (com a casca) com 2 unidades de nozes ou enriquecer a granola com levedo de cerveja.

A ENERGIA ESTÁ NAS VITAMINAS DO COMPLEXO B: São cofatores para a formação de enzimas importantes na síntese de neurotransmissores, uma alimentação variada com vegetais folhosos, legumes, cereais integrais, ovos, abacate e carnes contribui para o fornecimento de vitaminas do complexo B. Mas em casos de depressão, muitas vezes é necessário suplementar de forma individualizada.

A QUERIDINHA VITAMINA D: Regula a expressão de vários neurotransmissores. Na grande maioria das vezes a sua suplementação é necessária.

AUMENTAR ANTIOXIDANTES COMO VITAMINA C; E: Acrescente um suco de frutas cítricas no café da manhã, enriqueça a salada com tomate e/ou brócolis, enriqueça sucos e shakes com suplemento de Camu Camu. Para vitamina E, consuma azeite e óleo de semente de uva, e do consumo de sementes e oleaginosas. Uma alternativa é fazer um mix de semente de girassol com castanha de caju e amêndoas, que pode entrar como um lanche entre as refeições.

A quantidade; a forma (alimento e suplemento) e como…consulte um nutricionista para te auxiliar individualmente e você aproveitar melhor todos esses benefícios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *