Boa notícia para os amantes do arroz branco: está liberado na dieta.
Essa informação vai para quem prefere o arroz branco, mas morre de medo de comer por achar que ele vai engordar. A boa notícia que eu tenho para você é pode comer sem medo de engordar e melhor ainda, o “arroz de véspera” é ainda melhor!
Primeiro informações sobre ele: O arroz branco é realmente um carboidrato de alto I.G, tem em média 150 calorias em uma pequena porção e a maior parte dessas calorias vem do amido, que é um carboidrato processado rapidamente e absorvido em forma de açúcar e que em excesso para nosso organismo, é facilmente convertido em gordura!
Mas vamos a boa notícia! Pesquisadores concluíram que o arroz de véspera tem 50-60% menos de calorias!
O modo de preparo pode alterar a forma do amido presente no arroz, transformando o em uma forma que demora mais para ser processado e absorvido, conhecido então como “amido resistente”. O amido resistente atua como uma fibra no nosso intestino (os maravilhosos prebióticos). As fibras são carboidrato “não digerível”, protegem a molécula de glicose, com isso liberam o açúcar de maneira bem gradual, evitando os picos na corrente sanguínea. Ah! Também ajudam a aumentar a saciedade.
Então como é, como isso acontece? O que tenho que fazer?Para obter esse benefício, você cozinha o arroz (isso vale também para a batata) e depois é só congelar. A refrigeração por pelo menos 12 horas leva à formação de ligações de hidrogênio entre as moléculas de amilose, que transformando a num amido resistente.
Pronto! O arroz de véspera mais magrinho! Num passe de mágica química dos alimentos, você tem 50-60% a menos de açúcar no arroz (ou na batata) e depois de aquecer o arroz novamente sua estrutura não muda e nem devolve o açúcar perdido!
Viva a natureza! Viva os cientistas! Viva a vida #descomplicada. Ah! Aqui não abordo sobre é melhor ou pior x o integral ok?.
0 comentários